Manuel Bezerra, um angolano que fez furor no Belenenses de 1956 a 1958

Manuel Maria Conceição Bezerra
Luanda (Angola), 30 de Junho de 1933
Lugar: extremo-esquerdo
Clubes: em Angola; F.C. Luanda (filial do FC Porto). Em Portugal: Portimonense (53/54 a 55/56), Belenenses (56/57 e 57/58) e Torreense (59/60 a 66/67).

Manuel Bezerra em discurso directo:
"(...) tínhamos três bons guarda-redes, José Pereira, Ramin e António José e muitos outros bons jogadores, como o Carlos Silva; o Vicente, grande amigo, admirei-o muito, era correctíssimo, parecia que jogava de pantufas e metia o Pelé no bolso; Di Pace o melhor estrangeiro que, até hoje, vi em Portugal. Um malabarista, punha a bola onde queria e, cá fora, era amigo de todos.
Quando recebia o ordenado perguntava:"quem é que ainda não recebeu?" E se algum de nós estava precisado, ajudava.
O Matateu foi um dos melhores jogadores portugueses. Lembro-me de um jogo em Setúbal, era nosso treinador Riera, que lhe mostrou uma entrevista de Rino Martino, técnico dos sadinos, dizendo que Matateu era um jogador vulgar.
"Deixe, Mister, que isso é comigo", respondeu-lhe o Matateu. Foi jogar, marcou três golos e quando passava pelo banco do treinador do Vitória, dizia-lhe..."uma já lá está"...depois, "duas já lá estão" e, por último...três, deixando o Rino Martino com cara de poucos amigos...(...)"
Documento enviado pelo amigo do BI, Luís Pereira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Actualmente vive em Torres Vedras.Tenho o privilégio de ser seu amigo.Continua um devoto do Belenenses.
Abraço!