Matos, Aires Martins, Joaquim Caetano e António Castela

(..) Nesta fotografia estão os 4 juniores da época de 1946/1947, (Matos, Aires Martins, Caetano e Castela) que em 1947/1948, ascenderam a todos escalões desde o 2º 'team' à primeira categoria, nesta, eu joguei um jogo ou outro, mas principalmente fui suplente.
O treinador era Alexandre Scopelli que simultaneamente treinava a selecção nacional.
O Matos foi o primeiro a subir. Num treino do 2º 'team' orientado por Rodolfo Faroleiro, Scopelli, que treinava a selecção nacional, já no relvado mandou pedir ao Sr. Rodolfo um extremo direito para completar as duas equipas para o treino.
Foi o Matos o escolhido. Treinou de tal maneira que, no domingo seguinte, jogou na equipa principal contra o Boavista, marcou o primeiro golo e abriu o caminho para uma vitória de 7-0.
E por lá ficou (...)

PS. Esta fotografia foi tirada em 1948 aquando da ida à ilha da Madeira, já com o Artur Quaresma como Treinador. (...) Texto e foto do Amigo do BI, Joaquim Caetano

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigos, este Matos terá jogado muito tempo? Sabem o nome completo dele? Na época de 47/48, quando parece ter-se iniciado na 1ª categoria, ele terá jogado, de acordo com os registos do Diário de Lisboa, antes deste tal jogo com o BFC, na 20ª jornada contra o Atlético, nas Salésias. Será o mesmo? Ou nesse jogo terá sido o David Matos?

Alcindo.

Belenenses Ilustrado - disse...

Responde Joaquim Caetano:
São dois, o Fernando Matos e o David Matos

Anónimo disse...

Amigo Joaquim, agradecido pela informação. Isto faz com que eu tenha a ideia que este Fernando Matos, posteriormente, prosseguiu a carreira no Oriental ( na 1º divisão em 53/54 ) e no V. Setúbal ( em 54/55 ), porque coincide um Fernando Matos nessas equipes. Estarei certo? sabe algo sobre isso?

Abraços,
Alcindo.