Equipas do C.F. «Os Belenenses» e do C.S. Marítimo em 1948

Equipa do Belenenses, juntamente com a do C.S. Marítimo, aquando da visita do C.F.B. à Ilha da Madeira em Junho de 1948.
Equipa do Belenenses, de pé: Varela Marques, Joaquim Caetano, Serafim das Neves, Narciso, António Castela, Vasco, Figueiredo, António Feliciano e José Sério.
Agachados: Aires Martins, Matos, Teixeira da Silva, Artur Quaresma e Nunes.
Foto e informação do Amigo do BI, Joaquim Caetano.

Jogo que o Belenenses ganhou ao Marítimo por 3-2. Marcadores dos golos: (CSM) - Chino e Faiaman. (CFB) - Serafim, Matos e Teixeira da Silva.

Os nomes dos jogadores do CSM na foto:
De pé: Titaia, Albino, Raul, Calinhos, Checa, Ernesto Silva e João Silva.
Agachados: Fervença, Viveiros, Chino, Mário da Paixão, Américo e Faiaman.
Informação deixada na caixa de comentários pelo Amigo do BI, Chino, editor do Blog Marítimo Saudade.

Resposta de Joaquim Caetano:
"Eu daquela equipa, lembrava-me perfeitamente, do Albino, Raúl, Calinhos, Checa (grande jogador), Viveiros o Chino e o Paixão, não me lembrava dos restantes nomes, por isso não quis estar a indicar nomes.
Também me lembro muito bem como o Teixeira da Silva fez o golo, estava estendido no chão magoado dentro da grade área bola veio ter com ele, e com a sola da bota empurrou a bola para o fundo da baliza, e assim ganhamos"

Contra-resposta de CHINO:
Bem, complementando a afirmação de Joaquim Caetano e clarificando melhor a ilegalidade desse golo (o 3º) tenho a dizer o seguinte:
Centro da direita para a area do Marítimo, o Guarda-redes sai e é derrubado pelo Teixeira da Silva ficando o guarda-redes magoado, entretanto o avançado tenta ajudar o GR e a bola continua em jogo e vem novamente ter aos pés do Teixeira da Silva que está em fora-de-jogo e empurra a bola para as redes, continuando o guardião estatelado e o árbitro valida o golo.
Uma referência desse jogo: O guarda-redes do CFB, José Sério, que fez uma exibição fantástica.

Joaquim Caetano responde "à antiga Belenenses":
"O que o Chino diz é tudo verdade. No entanto, a quando do choque do Teixeira da Silva com o guarda-redes do Marítimo, ambos permaneceram caídos, tendo ele, de facto, tirado partido da situação, para fazer o golo. Ao fim de tantos (60) anos fica tudo esclarecido."

5 comentários:

Anónimo disse...

Excelente imagem duma digressão do Belenenses á ilha no final da época 1948/49.
Jogo que o Belenenses ganhou ao Marítimo por 3-2.Golos(CSM)- Chino e Faiaman e (CFB)- Serafim,Matos e Teixeira da Silva.
Os nomes dos jogadores do CSM na foto:
De pé:Titaia,Albino,Raul,Calinhos,Checa,Ernesto Silva e João Silva.
Agachados: Fervença,Viveiros,Chino,Mário da Paixão,Américo e Faiaman.

Belenenses Ilustrado - disse...

Boa noite.
Muito obrigado pela sua informação/comentário.
Obviamente,que a sua informação já está a complementar a imagem.
Uma vez mais muito obrigado e bom fim de semana.

Belenenses Ilustrado - disse...

Resposta de Joaquim Caetano:
"Eu daquela equipa, lembrava-me perfeitamente, do Albino, Raúl, Calinhos, Checa (grande jogador, Viveiros o Chino e o Paixão, não me lembrava dos restantes nomes, por isso não quis estar a indicar nomes.
Também me lembro muito bem como o Teixeira da Silva fez o golo, estava estendido no chão magoado dentro da grade área bola veio ter com ele, e com a sola da bota empurrou a bola para o fundo da baliza, e assim ganhamos"

chino disse...

Bem,complementando a afirmação de Joaquim Caetano e clarificando melhor a ilegalidade desse golo(o 3º)tenho a dizer o seguinte:
Centro da direita para a area do Marítimo,o Guarda-redes sai e é derrubado pelo Teixeira da Silva ficando o guarda-redes magoado,entretanto o avançado tenta ajudar o GR e a bola continua em jogo e vem novamente ter aos pés do T.Sousa que está em fora-de-jogo e empurra a bola para as redes,continuando o guardião estatelado e o árbitro valida o golo.
Uma referência desse jogo:
O guarda-redes do CFB,José Sério que fez uma exibição fantástica.

Belenenses Ilustrado - disse...

Joaquim Caetano responde "à antiga Belenenses" : "O que o Chino diz é tudo verdade. Ao fim de tantos anos fica tudo esclarecido."