O primeiro guarda-redes do Belenenses foi...

(...) Mário Duarte envergou pela primeira vez a camisola do Clube, no dia em que o Clube apareceu em campo pela primeira vez - 30 de Novembro de 1919.
Jogou em jogo oficial, porque se tratava de jogo organizado pela Associação de Futebol de Lisboa.
Depois de Mário Duarte, o guarda-redes do Clube foi Alaiz.
De 1919 a 1924, Mário Duarte ocupou as balizas do Clube e a ele pertencem as jornadas gloriosas de solidificação belenenses e de êxitos sucessivos de títulos, taças e jogos internacionais.
Os seus últimos jogos foram jogados com o Sporting Clube de Portugal, quando conquistámos a taça Camões e Vitória de Setúbal, na taça Voluntários da Ajuda.
Isto passou-se em Junho de 1924 em que figura de Mário Duarte já nos aparece acompanhada de belenenses que deram glória ao desporto Nacional e muitos deles ainda vivem na retina de alguns belenenses do presente.
Revivemos a nossa equipa de 1924:
Mário Duarte; Azevedo e Morais; F. Pereira, Augusto silva e César de Matos; Fernando António, J. Pires, Joaquim de Almeida, Joaquim Rio e Alberto Rio.
De Mário Duarte a Alaiz, tivemos episodicamente a preciosa colaboração dos guarda-redes seguintes: Mário Monteiro, Paulo dos Santos e Stoker.
E o próprio Artur José Pereira - o maior de todos, figura máxima do Belenenses no campo desportivo - também foi nosso guarda-redes!
O novo capítulo com Alaiz surge na visita do F.C. Cette em 1924 e mantêm-se nas nossas redes até surgir Assis...(...)

Artigo, assinado pelo Sócio 257, publicado na edição de Julho de 1954 do Jornal do Belenenses.

Sem comentários: