Caetano, David Matos, Feliciano e Sério

Quatro Amigos: Caetano, David Matos, Feliciano e Sério
Foto do relicário do Amigo do BI, Joaquim Caetano

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigos do BI: este David Matos que aqui é identificado, será o David Norberto Matos, que actuou no Lusitano de Évora, na primeira divisão, na época de 1953/54? Agradeço antecipadamente o esclarecimento!

Alcindo.

Belenenses Ilustrado - disse...

Sim ! com a imprescindível ajuda de Joaquim Caetano, confirmamos que o David de Matos do Belém é o mesmo jogador que jogou, posteriormente, no Lusitano de Évora.

Anónimo disse...

Obrigado pela prestimosa ajuda! Agora, só me falta saber quem era também o Matos que aparece a jogar em 47/48 pelo CFB. Poderia ser o David, mas na 20ª e 26ª jornada do campeonato, aparecem os 2. Por isso, pode ser outro jogador. Ou não...

Alcindo.

Belenenses Ilustrado - disse...

Responde Joaquim Caetano: David Matos, não sei se é o nome completo. Jogou alguns anos no Belém não posso precisar quantos.
Quanto à referência, Matos, Aires Martins, Caetano, e Castela, Esse é o Fernando Matos, todos júniores em 1946/47 os quatros subiram á 1ª categoria durante a época 1947/48 o primeiro a jogar foi o Fernando Matos, espero que tenha esclarecido o nosso amigo.
um abraço

Anónimo disse...

Sim, amigo, certamente esclareceu. Já agora, não querendo abusar da sua atenção, faltam-me dados mais completos ( nomes completos, carreira, etc, ) de outros jogadores que passaram pelo Belenenses nessa época: Duarte ( avançado ), Conceição, Vicente do Ó, Fidalgo, Manuel Rocha ( creio que argentino ). Poderá dizer-me mais sobre eles?

Abraços

Alcindo.

Belenenses Ilustrado - disse...

Responde o amigo Joaquim Caetano:
Esta resposta é um bocadinho mais difícil, estou a procurar algumas informações. O Duarte penso que se esteja a referir ao mais velho, nome Sérvulo Duarte Jogou 1950/51 1951/52 depois jogou no Lusitano de Évora, o Vicente do Ó não se lhe conheço outro nome, sei que saiu do Belenenses muito zangado, mais tarde o Belenenses quis que ele regressa-se e ele não quis voltar,O Conceição, e o Fidalgo, desses não sei nada mas vou procurar saber alguma coisa, O Manuel Rocha realmente era Argentino. jogador de grande técnica mas muito muito medroso estreou-se contra o Vitória de Setúbal. Numa das visitas que o Belenenses fez ao Real Madrid ficou por lá.
Oxalá tenha ajudado a esclarecer alguma coisa, assim que souber algo mais entro em contacto.
Disponha sempre um abraço.

Anónimo disse...

Amigo Caetano, agradeço imenso suas informações. Gosto de coligir dados antigos, felizmente já tenho alguns, mas dessa altura é mais difícil tê-los fiáveis. Já agora, gostaria de saber seu nome completo e onde nasceu, se possível, para assim completar dados sobre antigos jogadores da 1º divisão. Do que me falta sobre o CFB dessa altura: Jorge Vieira, avançado, mais dados sobre ele, Palma Soeiro, avançado, Gomes, médio, Moura, médio. O Sérvulo Duarte é o que tb jogou no Peniche em 57/58, Sérvulo Pereira Duarte? Agradeço sua atenção e paciência. Abraço!

Belenenses Ilustrado - disse...

Responde Joaquim Caetano:

Esperava nesta altura dar-lhe elementos mais detalhados do que me pede, mas ainda não consegui estar com um amigo meu que também tem muita coisa escrita.
Portanto aqui vai o que tenho na memória.
Meu no completo Joaquim Caetano, nasci no Barreiro, em 1 de maio de 1929.
José Augusto Palma Soeiro, Se fosse vivo completava este ano 88 anos de idade, chegou ao Belém em 1949 vindo da Cuf de Lisboa, no ano seguinte foi para África e jogou no Ferrovia de Nova Lisboa.
Adelino Moura, O (Fixe), era defesa central, jogou bastantes vezes na 1ª categoria, embora fosse um grande jogador, tinha na sua frente o Feliciano, naquela altura uma barreira intransponível. Quem jogou no Peniche foi o irmão mais novo, do
Sérvulo Duarte. O Jorge Vieira, veio do Elvas para o Belenenses, creio que em 1952, jogou pouco pois uma lesão na perna drt, fê-lo estar várias vezes parado.
Do Gomes pouco sei, quando cheguei ao clube estava ele a acabar. Mas vou tentar saber mais alguma coisa sobre ele, o Fidalgo, e o Conceição Assim que tiver notícias, comunicarei.
Espero ter ajudado alguma coisa.
Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Caetano, suas preciosas indicações ajudam-me bastante. Tenho lido em jornais da época acerca de jogos da 1ª divisão onde actuou, revezando com o Sério. Em alguns, sua actuação era muito elogiada, sobretudo num tempo em que os goleiros não tinham a proteção que hoje têm em termos de regras de jogo. Sobre o CFB de 49/50, e 50/51, tenho a maior parte dos dados, faltando-me os que lhe indiquei. Muitíssimo obrigado pela sua disponibilidade e informação.

Anónimo disse...

Já agora, recolhi informação de que o Fidalgo era o Carlos Fidalgo, que em 51/52 se transferiu para o Torriense, jogando também no Marinhense, e em 56/57 estava no Serpa. Abraços.
Alcindo Dias.

Charles Santos disse...

Conheci na Murtosa um fulano chamado Davide Matos que me disse têr sido jogador do Belenenses,e se não estou errado como guarda redes.Não sei se era natural de Lisboa,mas o pai também se chamava Davide Matos.Tinha um café na vila da Murtosa,e lá morreu.

Unknown disse...

Davide Norberto Matos, tinha muitas marcas nas canelas, logo penso não ser guarda-redes.
Próximo do café, no sentido Murtosa/Aveiro, existe uma pastelaria "Âncora" onde trabalha como proprietário um filho de nome Luis.
Boa gente...
Abraço