Equipa de Honra do C.F. 'Os Belenenses' da época 1952/53

O «onze» que disputou a final do «Torneio B.S.B.P. (Belenenses, Sporting, Benfica e Porto)» para a disputa Taça «Presidente da C.M. do Porto» - Estádio Nacional, 21 de Setembro de 1952. Árbitro: Jaime Pires, de Lisboa.
⚽Belenenses, 4 - F.C.Porto, 0. Marcadores: 1-0, aos 44' por Rebelo; 2-0, aos 69' por Dimas; 3-0, aos 71' por Castela; 4-0, aos 87' por Martins.  
⛹«Os Belenenses» - de pé e da esqª para a drtª - Inácio Rebelo, Francisco Rocha, Henrique Silva, António Feliciano, Fortunato Amorim e José Sério. Agachados pela mesma ordem: Pama (Massagista), José Romão Dimas (ex- Vitória de Setúbal), António Castela, Palhares da Costa «Miau» (ex-Benguela), Lucas «Matateu» e Fernando Martins. Ao intervalo, Viegas (ex-Lusitano de Vila Real) substituiu Palhares.  
⛹F.C. do Porto - Pinho: Virgílio e Correia; Albasini, Monteiro da Costa e Pinto Vieira; Carlos Duarte, Pedroto, Teixeira, Perdigão e Carlos Vieira.
🚩Curiosidade: Martins e Virgílio Mendes, o «Leão de Génova», transferiram-se ambos do Grupo Desportivo «Os Ferroviários» do Entroncamento, para Belém e para o Porto respectivamente. 
Agradecemos ao Zé M. Rebelo pela foto e a Joaquim Caetano pela memória, Amigos do BI. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais os meus maiores e merecidíssimos parabéns por este blog acerca da história em imagens do Belenenses (e não só). Na minha opinião é melhor do género, de entre todos os que encontrei.
Acerca desta foto, penso tratar-se de um jogo de um torneio da pré-época 1952/53, o Torneio BSBP, disputado no dia 21 de setembro de 1952, que o Belenenses venceu por 4-0. Para além de ter sido a estreia de Palhares, foi também a de Dimas com a camisola da Cruz de Cristo. Na semana anterior, o Belenenses havia perdido com o Sporting por 1-3 neste mesmo torneio.
Viva o Belenenses!
Saudações azuis!