Faleceu o Campeão Belenense ARTUR Silva QUARESMA

Barreiro, 27 de Junho de 1917 - 2 de Dezembro de 2011


Artur Silva Quaresma, uma vida dedicada ao futebol e ao Belenenses
  • Como jogador do Belenenses de 1936 a 1948:
  • Vencedor da Taça de Portugal de 1941-42
  • Campeão Nacional da época 1945-46
  • Campeão de Lisboa da época 1943-44
  • Campeão de Lisboa da época 1945-46
  • Finalista da Taça de Portugal de 1939-40
  • Finalista da Taça de Portugal de 1940-41
  • Finalista da Taça de Portugal de 1947-48
  • 7 vezes 3º classificado no Campeonato Nacional
  • Vice-Campeão de Lisboa da época 1938-39
  • Como internacional:
  • Internacional "A" aos 20 anos de idade
  • 14º jogador Internacional “A” do Clube de Futebol “Os Belenenses” (Ex aequo com Mariano Amaro).
  • 5 Internacionalizações enquanto jogador do Belenenses.
  • Total de Internacionalizações: 5 - Estreia a 28 de Novembro de 1937 contra a Selecção da Espanha (2-1) - Posição: extremo esquerdo - Golos marcados: 0
  • Com a camisola azul do Belém, a contar para o Campeonato, jogou um total de 154 jogos e marcou 71 golos.
  • Na campanha que deu o título de Campeão Nacional ao Belenenses, foi totalista (22 jogos) e marcou 14 dos 74 golos marcados pela equipa.
  • Teve uma impressionante carreira como treinador, em vários escalões e clubes, ao longo de 35 anos:
  • Como jogador-treinador do Belenenses - Finalista da Taça de Portugal da época 1947-48
  • Como treinador da equipa de honra do Belenenses - 3º lugar no Campeonato Nacional da época 1948-49


Despediu-se, como jogador na tarde de 5 de Outubro de 1948, num festival no campo das Salésias em que a sua equipa, o Belenenses, defrontou o Sporting, com Azevedo nas balizas e os "azuis" venceram por 4-1.
Nesse dia e nesse jogo Quaresma terminou da melhor maneira a sua carreira, pois marcou dois golos nas balizas do grande Azevedo.
Recordam-se as formações das duas equipas:
Belenenses - Sério; Figueiredo e Feliciano; Rebelo, David e Serafim; Matos, Nunes, Sidónio, Quaresma e Narciso.
Sporting - Azevedo; Moreira e Manuel Marques; Canário, Serra, Coelho e Juvenal; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travaços e Albano.
O jogo foi dirigido pelo árbitro Oliveira Machado, de Lisboa - tendo havido durante o encontro várias substituições, pelo que alinharam mais os seguintes jogadores: Pinto de Almeida, Frade, Gonçalves, Caetano e Fidalgo, no Belenenses. Andrade, Ismael, Armando Ferreira, Galileu e Dores no Sporting. 
Os quatro golos do Belenenses foram marcados por Quaresma (2), Sidónio e Fidalgo; e o do Sporting, por Albano na transformação de uma grande penalidade.


Artur Quaresma continuou, depois, ligado ao futebol exercendo as funções de treinador em vários clubes, com a dignidade e o aprumo que sempre o distinguiram dentro e fora do desporto.
Retirado das 'lides' futebolísticas, gostava de recordar, com especial prazer, o feliz dia em que ingressou no clube a que dedicaria toda a sua mocidade - como então se dizia - e que amaria para sempre.
Vindo do Barreirense - onde três anos antes, ainda garoto, tinha substituído João Pireza - o Belenenses pagou pela sua transferência, em 1936, a pequena fortuna de 5 contos. Afortunado dinheiro, é caso para dizer.

5 comentários:

BARRAGON disse...

MAIS UM BARREIRENSE QUE FALECEU.
AINDA JOGOU NO MEU BARREIRENSE DE 1933 ATÉ 1934.
AOS 16 ANOS COMEÇOU A JOGAR NA PRIMEIRA EQUIPA DO BARREIRENSE EM 1933.
COM 19 ANOS FOI INTERNACIONAL POR PORTUGAL EM 1936.
1º CLUBE NO BARREIRO,FOI O NACIONAL DO BARREIRO SEGUINDO-SE O SPORT LISBOA E BARREIRO.
QUANDO SE ESTREOU PELA SELEÇÃO DE PORTUGAL EM 1936,QUANDO TOCOU O HINO NACIONAL,OS JOGADORES DO BARREIRO,LEVANTARAM O BRAÇO DIREITO COM O PUNHO CERRADO E ELE FICOU COM O BRAÇO DESCAIDO(LEVANTAR O BRAÇO DIREITO DE MÃO ABERTA E BRAÇO ESTICADO ERA UM DOS SIMBOLOS DO NAZISMO -FASCISMO).
OS JOGADORES DO BARREIRO FORAM CHAMADOS A PIDE,TENDO DOIS FICADO PRESOS.
BARREIRENSE SEMPRE.

BARRAGON disse...

FUI AO FUNERAL DO ARTUR DA SILVA QUARESMA AQUI NO BARREIRO.
DA IGREJA DE SANTO ANTONIO DA CHARNECA PARA O CEMITERIO DA VILA CHÃ,ONTEM DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2011
DEI AS CONDOLENCIAS A SUA FILHA MARIA JOÃO QUARESMA E AO SEU NETO.
ESTIVERAM PRESENTES MUITOS ANTIGOS JOGADORES QUE JOGARAM E TREINARAM COM ELE NAS 21 EQUIPAS TREINADAS POR ELE DURANTE A SUA VIDA
DESPORTIVA,FUTEBOLISTICA:BELENENSES,BARREIRENSE,CUF,LUSO,BENFICA.PAZ A SUA ALMA E DESCANSA EM PAZ,JÁ MERECIAS.
BARREIRENSE SEMPRE.

BARRAGON disse...

ÁLÉM DO ARTUR QUARESMA,JOGARAM NOS DOIS CLUBES DO BARREIRO(BARREIRENSE) E BELÉM(BELENENSES)OS SEGUINTES JOGADORES:JOAQUIM MURÇA,ZÉ PEDRO,BRUNO SIMÃO,JOÃO CARLOS CONCEIÇÃO,PAULO DIAS,QUIM ZÉ-JOAQUIM JOSÉ DUARTE,TOZÉ-ANTÓNIO JOSÉ ALMEIDA,DIOGO ALMEIDA,TONY RICHARD,QUIM-JOAQUIM BARBOSA,NÉLSON COSTA,LUIS HORTA,LUIS GALVANITO,LENINE SILVA,FÁBIO MEIRELES,RUI VALENTIM.
BARREIRENSE SEMPRE.

BARRAGON disse...

JOGADORES BARREIRENSES,NATURAIS E RESIDENTES NO BARREIRO,QUE JOGARAM NO BARREIRENSE,LUSO E CUF E QUE PASSEARAM A SUA CATEGORIA PELO BELENENSES,CONTRIBUINDO PARA A SUA GRANDEZA:ARTUR QUARESMA(AV.),JOSÉ SIMÕES(AV.),SALVADOR JORGE(G.R.),LEONILDO VERISSIMO(G.R.),JOAQUIM CAETANO(G.R.),JOAQUIM FERNANDES(G.R.),JOSÉ PALMA SOEIRO(AV.),JÚLIO CALABOTE(DEF.),FERNANDO LIMA(DEF.),CARLOS TEIXEIRA(MÈD.),JOAQUIM PRETO(AV.),LIONETO CORREIA(DEF.),FRANCISCO ANIM(G.R.),PEDRO LINO(AV.),CASIMIRO PIREZA(AV.),JOSÉ MENDES(AV.),JOSÉ JOÃO CARREIRA(MÉD.),JOÃO MÁRIO JORDÃO(AV.),PEDRO MIGUEL NUNES(AV.),CÂNDIDO FERREIRA,JOSÉ PEREIRA MATOS(G.R.),GUILHERME COSTA(DEF.),JOÃO SERRANO(G.R.),JOSÉ ÁGUAS(AV.),JORGE MARTINS(G.R.),HILÁRIO GOMES(MÉD.),CARLOS LIMA(DEF.),FERNANDO CHALANA(AV.),PAULO FONSECA(DEF.),FILIPE MUENDO(AV.),JÚLIO DE SOUSA(MÉD.),LUIS FILIPE GALVÃO(AV.).
BARREIRENSE SEMPRE.

Belenenses Ilustrado - disse...

Boa tarde,
Naturalmente o Sr. Godinho tem o direito de ter a opinião que quiser, sobre a legenda oposta nas fotos deste blogue. O que não tem, é direito de dizer falsidades. Porque, nós não tirámos a foto do seu blog. Nós, no dia 23 de Setembro de 2009 enviamos-lhe um email onde pedimos a sua autorização para a utilizarmos, ao que senhor nos respondeu no mesmo dia: “tudo bem. Com muito gosto”. E passado umas horas, enviou-nos um segundo email onde diz: “Sugiro até que se o CF Os Belenenses quiser, posso fazer uma cópia da foto que está autografada e oferecê-la ao clube. Porque acho que é um documento único e raro. Estou à disposição. Cumprimentos e sorte para o Clube”
Está o Senhor a perceber porque colocamos a legenda ? porque respeitamos o trabalho alheio - neste blogue estão milhares de horas de trabalho - e não somos uma base de dados para outros se exibirem. Cumprimentos.

Esta resposta será enviada igualmente para o seu email: campolide06@hotmail.com