Faz hoje 70 anos que o Belenenses conquistou a primeira Taça de Portugal

Lisboa (Campo do Lumiar), 12 de Julho de 1942
Belenenses, 2 - V. Guimarães, 0


De pé e da esquerda para a direita: Rodolfo Faroleiro (treinador), José Simões, Serafim das Neves, Salvador Jorge, Francisco Gomes, António Feliciano, Perfeito Rodrigues (suplente), Dirigente não identificado e Rafael Correia.
Agachados pela mesma ordem: Mariano Amaro, Artur Quaresma, Eloy, Gilberto, José Pedro e Franklin.

4 comentários:

MM disse...

Belenenses Ilustrado,

Magnífica memória, e data.
Obrigado por ambas, e fiquei a saber tratar-se de uma tri-final. Sobre ela, ou sobre 1941/42, li há momentos duas coisas diferentes:

. Vitória na cidade do Porto por 5-1, 2ª eliminatória, 1ª mão, quartos-de-final.
. Vitória no estádio de os Belenenses por 5-1, 1ª eliminatória, não existiam 2 mãos.

Sabe qual a verdadeira?

Outra coisa, algo em que há dias matutava mas não senti ânimo para procurar saber: existe mais algum clube Português além dos 'os Belenenses' a acumular os 2 campeonatos Nacionais da I e II Divisões?

Belenenses Ilustrado - disse...

Caro MM,
Começo pelo fim: o Belenenses é de facto o único clube campeão da 1ª e 2ª divisões
Também se pode dizer que é o único clube com maior variedade de títulos nacionais: Campeão de Portugal, Campeão da taça de Portugal, Campeão da 1º divisão e Campeão da 2ª divisão

Taça de Portugal 41/42
Marcha da prova
Eliminatórias:
Belenenses, 5 - FC Porto, 1
Quartos de final:
Belenenses - Olhanense 1-1 e 3-0
Meias finais:
Belenenses, 5 Unidos, 0

Cordiais cumprimentos

MM disse...

Estimado Belenenses I.,

A pergunta foi motivada por esta informação:
http://belematemorrer.blogspot.co.uk/2007/05/trs-grandes-vitrias-azuis-1942.html
E dada a descrição bonita e cuidada da caminhada, fiquei na dúvida - foi um resultado extraordinário, curiosamente (ou não) na década em que o FCP venceu zero títulos em todas as competições Nacionais que disputou.

Sobre os Belenenses, obrigado por confirmar (era algo que recordo o meu Pai dizer-me, sobre ser o único clube campeão nas duas Divisões), e pena faltar a supertaça.

Deixo-lhe aqui um levantamento de todos os títulos do futebol Nacional até 2010:
http://sportingautentico.blogspot.co.uk/2012/03/titulos-nacionais-do-futebol-portugues.html

Mas mais importante, um olhar sobre as classificações mostra que até há 50 anos (1960's) os Belenenses andaram lá sempre no topo. Não apenas o que ganhou nem vice-campeonatos, mas medida de um clube muito forte: constantes 3ºs e 4ºs lugares. Gostaria um dia de saber o que terá acontecido pelos anos 60 para que tivesse começado a cair.

Um abraço enorme.

Belenenses Ilustrado - disse...

Caro MM,
Os resultados que referimos acima (marcha da prova), têm como fonte a Federação Portuguesa de Futebol. E essa fonte (oficial) não deixa lugar a dúvidas: o jogo com o F.C.Porto foi na 1ª eliminatória.
A F.P.F., menciona que, nessa época, as partidas eram jogadas a uma só mão, sendo que em caso de empate realizar-se-ia um jogo de desempate, na campo do visitante.

Sobre a questão do ‘quem fomos’ e do ‘quem somos’: o passado do CFB é tão rico, tão pujante que nos permite APESAR DAS MALDADES QUE UMA CANALHA TEM FEITO AO CLUBE que continuemos a ser, em TODOS os parâmetros, o 4º clube nacional – sabe amigo ? há uma grande confusão, nomeadamente dos candidatos a 4º grande, entre o que é ser a 4ª equipa de futebol ‘grande’ e o 4º ‘GRANDE’).
Quando escrevemos TODOS é TODOS: i.e. seja no futebol sénior ou de formação, seja no conjunto das modalidades desportivas a que se convencionou chamar, eclectismo.

Grato pelo seu interesse.
Um abraço,