"(...) Despediu-se, como jogador na tarde de 5 de Outubro de 1948, num festival no campo das Salésias em que a sua equipa, o Belenenses, defrontou o Sporting, com Azevedo nas balizas e os "azues" venceram por 4-1.
Nesse dia e nesse jogo Quaresma terminou da melhor maneira a sua carreira, pois marcou dois golos nas balizas do grande Azevedo.
Recordam-se as formações das duas equipas:
Belenenses - Sério; Figueiredo e Feliciano; Rebelo, David e Serafim; Matos, Nunes, Sidónio, Quaresma e Narciso.
Sporting - Azevedo; Moreira e Manuel Marques; Canário, Serra, Coelho e Juvenal; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travaços e Albano.
O jogo foi dirigido pelo saudoso árbitro Oliveira Machado, de Lisboa - tendo havido durante o encontro várias substituições, pelo que alinharam mais os seguintes jogadores: Pinto de Almeida, Frade, Gonçalves, Caetano, e Fidalgo no Belenenses (...)"
- Post publicado originalmente em 27/05/2009
4 comentários:
Sem pretender retirar o mérito dessa vitória do Belenenses, convém dizer que o Sporting tinha jogado 2 dias antes com o Estoril (tal como o Belenenses teria jogado com outra equipa), que o Sporting tinha ganho ao Belenenses na final da Taça de Portugal por 3-1, no dia 4 de Julho, que passado pouco mais de um mês, no dia 7 de Novembro, devolveria nas Salésias esses 4-1 e que no dia 13 de Fevereiro de 1949, no Lumiar e sem Azevedo na baliza, ganharia por 5-1.
Apesar de tudo, a equipa do Sporting, nesse dia 5 de Outubro, nem era muito diferente do habitual. Apenas o Moreira, em vez do Cardoso e a maior surpresa o Serra Coelho, a médio centro, quando ele era um avançado que só iria fazer um jogo e no fim do campeonato.
Mas mesmo a “brincar”, sabia sempre bem marcar 2 golos ao Azevedo, na festa de despedida!
Verdade seja dita, Artur Quaresma, tio avô de Ricardo Quaresma, e tio(?) dum outro Quaresma, também ele jogador do Belenenses, além de grande jogador, mais um produto barreirense, ainda foi treinador de razoáveis méritos!
Saudações leoninas,
João Celorico
Artur Quaresma, não tem qualquer parentesco com os dois «Quaresmas». O também jogador do Belenenses, Alfredo Perrulas Quaresma, a que era tio do Ricardo.
O meu bem haja pela correcção.
É o que faz nós guiarmo-nos pelo que diz a Wikipédia.
Porém, parece-me não estar errado se disser que o Quaresma, dos anos 60 ou 70, é tio do Ricardo Quaresma.
Saudações desportivas,
João Celorico
Sim, como referimos, «esse» Quaresma (Alfredo) é que é o tio do Ricardo.
Cumprimentos
https://belenensesilustrado.blogspot.pt/search/label/Quaresma%20%28Alfredo%29
Enviar um comentário