O "Pepe" morreu hoje no hospital da Marinha, devido a um caso de intoxicação alimentar incurável

Como se noticiou nos jornais da manhã, ontem, depois de ter ingerido um pedaço de pão com chouriço, o futebolista internacional José Manuel Soares - o "Pepe" - jogador dos mais categorizados do Club Belenenses, sentiu-se tão doente que, não havendo recursos bastantes na Aviação Marítima, onde trabalhava como serralheiro, o transportaram ao Hospital de Marinha em demanda de socorros.
    O sr. dr. Mendes Belo, de serviço naquele estabelecimento, mandou-o internar imediatamente por ter verificado que o seu estado era grave, tendo tido com o seu colega sr. dr. Morais Sarmento uma conferencia, da qual resultou adoptarem-se medidas excepcionais para tentar a salvação do popular desportista, no qual se fizeram duas transfusões de sangue.
Não obstante todos os esforços empregados, "Pepe" faleceu hoje de manhã de uma intoxicação alimentar incurável. Sua mãe, Maria José Soares e seus irmãos; Ana Soares Ramos, Rogério Soares, Jorge Soares e Suzana Soares, que também comeram uma sopa condimentada com o chouriço que se supõe de ter sido a causa da morte de José Manuel Soares, caíram por sua vez à cama com horríveis dores de estômago, estando a ser tratados pelo médico da área de Belém, e considerando-se igualmente grave o seu estado.
O chouriço a que se atribui a causa do envenenamento fora comprado pela mãe do "Pepe" num talho do mercado de Belém pertencente a Primo do Amaral Chaves e a sua mulher Maria da Ressurreição Cabral. Acontece, porém, segundo as informações que obtivemos, que tanto os proprietários do aludido estabelecimento como um empregado do sub-delegado da área afirmam ter comido chouriço da mesma proveniência sem que sentissem a menor indisposição.
A respectiva autoridade sanitária esteve hoje no talho em questão, não tendo encontrado nele coisa alguma que o determinasse a proceder contra os seus proprietários. O agente Paulitos, a quem as investigações foram entregues ouviu já a família do "Pepe" tendo mandado apresentar no Torel os donos do talho e, com eles, 9 quilos de chouriço ali apreendidos. Também foi apreendida uma porção de massa de pão, para se saber ao certo qual dos géneros estava em mau estado, visto que a mãe do José Manuel Soares, também se fornecera daqueles artigos no mesmo estabelecimento.   
O cadáver do pobre jogador foi hoje transportado para o Necrotério, a fim de lhe ser feita a autópsia. 
A sua morte foi imediatamente conhecida em toda a cidade, tendo todos os Clubs de «Foot-Ball» resolvido diligenciar no sentido de se conseguir que amanhã, em sinal de sentimento, não se realizem em Lisboa jogos da especialidade desportiva a que «Pepe» se consagrava.
  •  «DL» de Sábado, 24 de Outubro de 1931

Sem comentários: