Mapuata ergue Jaime após marcar o terceiro tento frente ao Sporting

Paulo Monteiro vai ajudar... (foto Pedro Duarte)
🏆Estádio da Luz, 16 de Agosto de 1987. Taça de Honra da AFL. Sob um reduzido número de assistentes, disputaram-se os jogos para decidir a «arrumação» dos clubes participantes. Para o 3º e 4º lugar: Belenenses, 3 - Sporting, 1. ⚽Golos de Jaime, Luís Reina e Mapuata. Houtman, marcou pelo Sporting. Para a atribuição da Taça: Benfica, 2 - Oriental, 0
🏆 Três dias antes (13/8) no mesmo Estádio, o Belenenses tinha vencido (3-0) o Clube Oriental de Lisboa. ⚽Golos da autoria de Luís Reina, Paulo Monteiro e Mapuata. No entanto... aos 35 minutos os responsáveis técnicos sentados no banco belenense, resolveram colocar no relvado junto do moçambicano Chiquinho Conde e do búlgaro Mladenov o zairense Maputa, saindo o luso Joaquim Murça. Três estrangeiros em simultâneo. O erro estava feito. Mas não deu para entender o «hiato» que levou ao esquecimento dos regulamentos e ninguém o soube, ou quis, explicar. 
🏁Resultado da «barracada»: a vitória por 3-0 transformou-se em derrota administrativa pelo mesmo «score», e o Oriental seguiu para a final do torneio. O Belenenses, teve que contentar-se com a disputa do 3º e 4 lugar e o treinador Henry Depireux apresentou a demissão, imediatamente aceite pelo presidente Mário Rosa Freire. Na sequência, Mário Peres Ulibarri, chegaria ao Restelo cerca de uma semana depois.

Sem comentários: