O Belenenses elimina o Benfica da «Taça de Portugal» em jogo de desempate que teve de ser prolongado

Salvador... de Belém, encaixa a bola contra o peito sob olhar atento do lateral direito José Simões e do atacante benfiquista. Nos três jogos das meias-finais da Taça de Portugal, as mãos - autenticas "tenazes" - de Salvador foram providenciais para o Belém e acabaram com as veleidades dos homens da águia ao peito.

Salésias, 1 de Junho de 1941. Meias-finais da Taça de Portugal. 1ª mão da eliminatória Benfica vence por 1-0. 
⛹Belenenses - Salvador Jorge; José Simões e Feliciano; Amaro, Gomes e Varela; Franklin, Óscar Tellechea, Gilberto, Quaresma e Rafael.
⚽Marcador: 0-1, aos 40', auto-golo de Feliciano. Da infelicidade desta jogada participou, caso curioso, toda a defesa de Belém - um mau pontapé de José Simões a reverter sobre as redes, uma saída em falso de Salvador e, por fim, o toque de Feliciano para dentro das redes.

A 8 de Junho, o Belenenses dá o troco e vence por 1-2 no Lumiar. 
⛹Belenenses - Salvador Jorge; Simões e Feliciano; Amaro, Gomes e Varela; Óscar Tellechea, Bernardo, Gilberto, Horácio Tellechea e Rafael. 
⚽Marcadores: 1-0, aos 18' por Rodrigues; 1-1, golo de Rafael aos 34; 1-2, aos 86' por Óscar Tellechea.

A 15 de Junho, realiza-se o jogo de desempate, também no Estádio do Lumiar. 2-2 no tempo regulamentar. No prolongamento o Belenenses marca o golo da vitória que o levará à final, nas Salésias, contra o Sporting.
⛹Belenenses - Salvador Jorge; Simões e Feliciano; Mariano Amaro, Francisco Gomes e Varela Marques; Gilberto, Óscar Tellechea, Horácio Tellechea, Bernardo Soares e Rafael.
⚽Marcadores: 1-0, aos 42' por Lourenço; 1-1, aos 57' por Rafael; 1-2, aos 60' por Horácio Tellechea; 2-2, aos 79' por Francisco Rodrigues; 2-3, aos 110' por Óscar Tellechea. Resultado Final: Benfica, 2 - Belenenses, 3

O Belenenses, disputaria a final da «Taça» com o Sporting no dia 22 de Junho, no Campo das Salésias. Vitória do Sporting por 4-1.

Sem comentários: