Moisés Matias de Andrade foi treinador do Belenenses nas épocas 1989/90, 1990/91 e 1991/92 (todas elas incompletas).
Zagueiro de jogo viril e às vezes ríspido, era conhecido como "Moisés Xerife" pelos seus admiradores e como "Moisés Paulada" pelos adversários.
Ficou conhecido por sua frase "Zagueiro que se preza não pode ganhar o "Belfort Duarte", ironizando o prêmio que era dado aos jogadores mais disciplinados.
Apesar disso, foi expulso poucas vezes em toda a sua carreira.Começou no Bonsucesso e jogou em todos os grandes clubes cariocas, além de Corinthians e Paris Saint-German. Chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira quando jogava pelo Vasco (1973).
Ganhou seu único título pelo Corinthians, o Campeonato Paulista de 1977, que acabou com um jejum de 23 anos do clube.
Terminou sua carreira no Bangu, em 1983, imediatamente assumindo como treinador do clube.Como técnico do Bangu, foi responsável por alguns de seus grandes momentos, sagrando-se vice-campeão carioca e brasileiro em 1985, em duas decisões polêmicas contra o Fluminense e o Coritiba. Foi treinador do Atlético Mineiro e do América do Rio, tendo trambém trabalhado em Portugal (Belenenses) e nos Emirados Árabes. Seu clube mais recente foi a Cabofriense, em 2006. Fonte: Wikipédia
1 comentário:
BATE-PRONTO
26/08/08 11h50
‘Xerife’ Moisés morre no Rio vítima de câncer
Moisés Matias de Andrade, o ‘Xerife Moisés’, ex-zagueiro de Bonsucesso (onde começou), Bangu, Vasco, Seleção Brasileira, entre outros, faleceu na manhã desta terça-feira (26), em sua casa na Barra da Tijuca, vítima de câncer no pulmão.
O ‘Xerife’ lutava e se defendia contra a doença que o atacava há alguns anos. Após salvar o perigo, em diversas oportunidades, o ex-zagueirão foi vencido.
Moisés nasceu em Agulhas Negras, Resende, em 30 de Novembro de 1948 e deu seus primeiros chutes como profissional, no Bonsucesso, clube no qual formou uma das zagas mais difíceis de ser vencida: Moisés e Paulo Lumumba.
Moisés e Renê, no Bangu, foi outra dobradinha famosa e respeitada pelos atacantes adversários, segundo informações de nosso colega de site, Fabio Menezes.
Após parar de jogar, em 1983, o ‘Xerife’ assumiu o Bangu como técnico e, dois anos depois, foi vice-campeão Carioca e Brasileiro em decisão histórica com o Coritiba, no Maracanã.
Moisés trabalhou no Bangu de 1983 a 1985 e ainda de 1992 a 1994. Seu último clube foi a Cabofriense, onde atuou como treinador e coordenador de futebol.
O sepultamento será ainda nesta terça, às 17h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.
Enviar um comentário