Joaquim Meirim: Ser treinador é viver o padre, o psicólogo, o pedagogo, o político, o preparador físico, o táctico

⛹ Joaquim Meirim teve um tempo e, diga-se, foi um tempo divertido. 
O escritor e jornalista Mário Ventura escreveu um artigo em "A Bola" de 1 de Outubro de 1970 com o título "Meirim entrou na vida de todos nós", e José António Saraiva, o circunspecto ex-director do "Expresso", e hoje director do "Sol" escrevia no "Comércio do Funchal" em 5 de Abril de 1970 sobre Meirim: "Devo dizer-vos nesta altura que não acredito em bruxas. Pessoalmente, penso que Meirim é o homem que da maneira mais fina entendeu a estrutura caótica, anacrónica, incoerente, do futebol.

Mas a cereja no bolo é um destacável, a vermelho, do suplemento "A Mosca" do "Diário de Lisboa" intitulado "Citações do Presidente Kim-Mey-Rim" que é um pequeno tratado de humor, aproveitando extractos de entrevistas que Joaquim Meirim foi dando aos jornais desse tempo. 

"A Mosca" era um suplemento que se publicava aos sábados, feito por José Cardoso, Pires, Luis Sttau Monteiro, Fernando Assis Pacheco, entre outros figurantes de luxo. Algumas das citações: 
"Eu aos jogadores não peço nada: dou-lhes tudo". "Ser treinador é viver o padre, o psicólogo, o pedagogo, o político, o preparador físico, o táctico". "O que eu terei de incomum é não pactuar com tradicionalismos". "Sou só, única e exclusivamente, um humilde, simples e modesto treinador."
(...) O livro de "Citações do Presidente Kim-Mey-Rim" termina assim: "Balanço de um mês de Revolução Cultural:
Belenenses, 1- Real Gijón, 1
Belenenses, 0 - Bétis, 4"

Como isto deverão ser jogos de preparação e como Meirim começou o trabalho no Belenenses em princípios de Julho, poderemos admitir que será um qualquer sábado de Agosto/Setembro de 1960.
O jornalista de "A Bola", Carlos Sequeira, na edição de 9 de Julho de 1970 faz a reportagem de uma conferência de imprensa em que Meirim desvendou alguns aspectos do seu programa. Como este: "Está também assente que não será concedida a qualquer jogador autorização para contrair casamento no período decorrido entre 27 de Julho e 30 de Maio salvo em caso de força maior que espero não venha a registar-se... concluiu com um sorriso. 
E explica: "Nesse período crucial para a realização dos nossos objectivos os jogadores precisarão de toda a tranquilidade de espírito pelo que terei pura e simplesmente que afastar todo e qualquer foco de perturbação."
➤ Excelente texto de "Gin-Tonic" que encontrámos AQUI no IÉ-IÉ.
Joaquim Meirim foi treinador do Belenenses na época 1970/71 sendo substituído, de urgência, por Homero Serpa e José Manuel Félix Mourinho de modo a evitar a descida de divisão.

Sem comentários: