Qual é a diferença entre um Wolksvagem "Carocha" português e um Wolksvagem "Fusca" brasileiro ?

Não se deixem enganar pelas imagens.
É tudo azul mas há um oceano a separar as duas. Literalmente.
Não há plágio mas antes momentos de inspiração.
E tal como na geografia também aqui com um oceano pelo meio. Um mar imenso de ideias.
A foto de baixo diz respeito a uma iniciativa dos criativos do Grêmio de Porto Alegre, a de cima de um adepto (sócio ?) do Belenenses.
Peço-vos para lerem novamente..
REPETINDO:
Uma trata-se de uma iniciativa oficial do clube, fruto da criatividade e marketing daquele emblema brasileiro que colocou os míticos veículos a circularem pelas ruas noticiando os seus feitos desportivos e honrando os seus Ídolos.
A outra diz respeito a um adepto, Sr. Firmino Xavier, que movido pela sua paixão decidiu personalizar desta forma o carro.
E aparentemente alguém achou giro e colocou a coisa a circular na pista de um estádio despido numa fria e chuvosa noite de Fevereiro.
Honra ao adepto em questão que, como tantos outros, faz por sua conta aquilo que devia ser responsabilidade de quem dirige: promover e divulgar o clube.
Os horizontes de quem nos vai sucessivamente comandando não estão ao nível de um oceano, nem tão pouco de um rio.
Quanto muito de um riacho. Mas daqueles com tendência para secar e desaparecer não restando depois outra coisa que não seja os sulcos cavados na terra pela antiga torrente, a memória.
Não é por acaso que a melhor iniciativa de marketing da última década no clube tenha sido da responsabilidade de adeptos. Da Fúria Azul mais concretamente.
O assumir da causa “O 4º Grande Somos Nós” voltou a colocar o Belenenses nas conversas de futebol em Portugal.
E fez sobretudo lembrar que a História é algo que não se apaga com uma borracha e volta a ser escrita ao gosto de cada um.
Na altura o Belenenses entrou numa discussão da qual os “especialistas” já o haviam excluído – recorde-se que o programa Donos da Bola analisou o tema limitando-se a questionar se seria Boavista ou Guimarães.
E assim foi criado um slogan que ainda hoje é referido e que cumpre um dos princípios base da publicidade: "bem ou mal o importante é que se fale de nós".
Uns a favor, outros contra, o certo é que “O 4º Grande Somos Nós” teve um impacto forte na imagem do clube e despertou os amantes de futebol para o seu historial.
Resultou da imaginação de um grupo de pessoas que ama o clube.
O mesmo se poderia dizer sobre o papel de alguns blogues que vão substituindo aquilo que deveria ser tarefa do site oficial.
A segunda divisão não me assusta particularmente.
O medo é do dia em que os poucos que restam digam basta e virem costas.
O Belenenses é hoje um indivíduo sem jeito para o engate.
Falta-lhe poder de sedução. O problema não é dramático porque até tem pinta e gente interessada nele não falta.
Mas não se safa se ficar em casa sossegado à espera que lhe vão lá bater à porta.


Texto de Gennaro. Fotos de "A Bola" e "Grêmio Foot Ball Porto Alegrense".

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