O relacionamento do Belém com as Filiais: Desconfia-se do futuro, recordando o passado e olhando o presente.

"A politica de aproximação de "Os Belenenses" às suas filiais tem vivido forte impulso desde a notável iniciativa do ex-presidente Sequeira Nunes - a volta "azul" a Portugal - que levou comitivas do clube mãe até cada uma das filiais e núcleos no continente nacional "
In Site do CFB que pode continuar a ler clicando Aqui.



“Lamento dizer que as relações entre União de Tomar e Belenenses são exactamente nada, não existem em nenhum aspecto”.
Foi assim que uma pessoa ligada ao União de Tomar, filial nº 1 do Belenenses, respondeu à minha questão sobre a natureza das relações existentes entre os dois clubes.
Obviamente que não teria sido necessário ter a resposta de forma “oficial”.
Era fácil desconfiar que o Belenenses, que vai perdendo sócios todos os dias, parece manter-se muito confortável na sua postura de uma certa altivez de quem não precisa de ninguém.
Como se fosse tão sedutor e atractivo que não tem de sair do seu pedestal para seduzir seja que adepto for.
Que eles fazem fila e dão a volta ao estádio só para ter a oportunidade de fazer parte desta família.
Em causa não está um clube qualquer. O União de Tomar é a filial nº 1 do Belenenses e como o editor do Belenenses Ilustrado tão bem tem demonstrado neste blogue, a relação entre os dois emblemas encontra raízes históricas que só a memória permite manter vivas.
No próximo dia 1 de Maio terá lugar um torneio onde será homenageada a equipa do União de Tomar que sagrou-se campeã nacional da segunda divisão na temporada 1973/74.
A iniciativa insere-se nas comemorações do 96º aniversário deste histórico do futebol nacional. Entre os clubes convidados encontram-se Benfica e Sporting de Espinho.
A presença do segundo percebe-se facilmente por ter sido o emblema com o qual o União de Tomar disputou o campeonato naquele ano.
O primeiro desperta a curiosidade em saber os motivos que estiveram na origem da sua escolha ao invés, por exemplo, do Belenenses.
“Sempre que os convidamos ou não respondem ou simplesmente exigem tudo e mais alguma coisa para uma simples participação”, disse a “fonte” do clube, rematando em jeito de lamento: “a não presença nesta homenagem é infelizmente uma consequência do afastamento entre os dois clubes”.

Procurei confrontar o Belenenses com estes factos mas as tentativas de contactar telefonicamente o clube revelaram-se sem sucesso.
Sublinho, no entanto, que não tenho nenhum tipo de suspeita sobre qualquer hipótese de falsidade naquelas declarações da pessoa ligada ao União de Tomar que com simpatia aceitou satisfazer a minha curiosidade.
Permitam-me concluir lançando uma questão: no site oficial foram publicadas a dada altura uma série de fotos alusivas à visita de dirigentes do clube às instalações de várias filiais. As imagens remontam à época de 2004.
Ainda podem ser encontradas AQUI.
Pergunto-me para que serviu essa “tournée”? Para efeitos práticos que por algum motivo não foram avante? Ou apenas para o sempre interessante “olhó passarinho”?
É que nas filiais, além de potenciais “descobertas” nos escalões de formação, estão também potenciais adeptos.
Sobretudo quando em causa estão clubes geograficamente próximos, como o caso do União de Tomar.
Oferta de bilhetes para os jogos é uma sugestão. Cedência de material desportivo com o emblema do clube é outra.
E podia estar aqui com exemplos por mais umas dez linhas.
Mas resumidamente, qualquer solução que não seja o desprezo parece-me hipótese a ter em conta.

Texto de Gennaro, que escreve no BI quando lhe apetece.
Fotos do site oficial do CFB. Cartaz do núcleo de Veteranos do U.F.C.I.T.

2 comentários:

BARRAGON disse...

O UNIÃO DE TOMAR,como filial número1,do C.F.BELENENSES,merecia mais consideração da parte dos responsaveis belenenses,foram convidados para a homenagem aos CAMPEÕES de 1973/1974,e não ligaram nenhuma e não responderam.SETE JOGADORES EX.BELENENSES,que jogaram nos dois CLUBES,mereciam mais respeito.EU VOU LÀ ESTAR,E VOU DAQUI DO BARREIRO,COM MAIS DOIS TOMARENSES,A ESSA BONITA FESTA.BARREIRENSE e UNIÃO DE TOMAR SEMPRE.

Fúria Azul Olivais disse...

Incrível e revelador da incúria dos nossos dirigentes!