"A politica de aproximação de "Os Belenenses" às suas filiais tem vivido forte impulso desde a notável iniciativa do ex-presidente Sequeira Nunes - a volta "azul" a Portugal - que levou comitivas do clube mãe até cada uma das filiais e núcleos no continente nacional "In Site do CFB que pode continuar a ler clicando Aqui.
“Lamento dizer que as relações entre União de Tomar e Belenenses são exactamente nada, não existem em nenhum aspecto”.
Foi assim que uma pessoa ligada ao União de Tomar, filial nº 1 do Belenenses, respondeu à minha questão sobre a natureza das relações existentes entre os dois clubes.
Obviamente que não teria sido necessário ter a resposta de forma “oficial”.
Era fácil desconfiar que o Belenenses, que vai perdendo sócios todos os dias, parece manter-se muito confortável na sua postura de uma certa altivez de quem não precisa de ninguém.
Como se fosse tão sedutor e atractivo que não tem de sair do seu pedestal para seduzir seja que adepto for.
Que eles fazem fila e dão a volta ao estádio só para ter a oportunidade de fazer parte desta família.
Em causa não está um clube qualquer. O União de Tomar é a filial nº 1 do Belenenses e como o editor do Belenenses Ilustrado tão bem tem demonstrado neste blogue, a relação entre os dois emblemas encontra raízes históricas que só a memória permite manter vivas.
No próximo dia 1 de Maio terá lugar um torneio onde será homenageada a equipa do União de Tomar que sagrou-se campeã nacional da segunda divisão na temporada 1973/74.
A iniciativa insere-se nas comemorações do 96º aniversário deste histórico do futebol nacional. Entre os clubes convidados encontram-se Benfica e Sporting de Espinho.
A presença do segundo percebe-se facilmente por ter sido o emblema com o qual o União de Tomar disputou o campeonato naquele ano.
O primeiro desperta a curiosidade em saber os motivos que estiveram na origem da sua escolha ao invés, por exemplo, do Belenenses.
“Sempre que os convidamos ou não respondem ou simplesmente exigem tudo e mais alguma coisa para uma simples participação”, disse a “fonte” do clube, rematando em jeito de lamento: “a não presença nesta homenagem é infelizmente uma consequência do afastamento entre os dois clubes”.
Procurei confrontar o Belenenses com estes factos mas as tentativas de contactar telefonicamente o clube revelaram-se sem sucesso.Sublinho, no entanto, que não tenho nenhum tipo de suspeita sobre qualquer hipótese de falsidade naquelas declarações da pessoa ligada ao União de Tomar que com simpatia aceitou satisfazer a minha curiosidade.
Permitam-me concluir lançando uma questão: no site oficial foram publicadas a dada altura uma série de fotos alusivas à visita de dirigentes do clube às instalações de várias filiais. As imagens remontam à época de 2004.
Ainda podem ser encontradas AQUI.
Pergunto-me para que serviu essa “tournée”? Para efeitos práticos que por algum motivo não foram avante? Ou apenas para o sempre interessante “olhó passarinho”?
É que nas filiais, além de potenciais “descobertas” nos escalões de formação, estão também potenciais adeptos.
Sobretudo quando em causa estão clubes geograficamente próximos, como o caso do União de Tomar.
Oferta de bilhetes para os jogos é uma sugestão. Cedência de material desportivo com o emblema do clube é outra.
E podia estar aqui com exemplos por mais umas dez linhas.
Mas resumidamente, qualquer solução que não seja o desprezo parece-me hipótese a ter em conta.
Texto de Gennaro, que escreve no BI quando lhe apetece.
Fotos do site oficial do CFB. Cartaz do núcleo de Veteranos do U.F.C.I.T.
2 comentários:
O UNIÃO DE TOMAR,como filial número1,do C.F.BELENENSES,merecia mais consideração da parte dos responsaveis belenenses,foram convidados para a homenagem aos CAMPEÕES de 1973/1974,e não ligaram nenhuma e não responderam.SETE JOGADORES EX.BELENENSES,que jogaram nos dois CLUBES,mereciam mais respeito.EU VOU LÀ ESTAR,E VOU DAQUI DO BARREIRO,COM MAIS DOIS TOMARENSES,A ESSA BONITA FESTA.BARREIRENSE e UNIÃO DE TOMAR SEMPRE.
Incrível e revelador da incúria dos nossos dirigentes!
Enviar um comentário