MATATEU DÁ-ME A TUA CAMISOLA

Anúncio do jornal i

T-Shirt do "estilista" Gennaro

O jornal "i", criou um anúncio para divulgar a venda de camisolas retro.
Esse anúncio que reproduzimos neste "post" refere, em letra envergonha e remetida para a lateral da página, que" Esta é uma homenagem a Matateu e a todos os jogadores que como ele honraram as cores nacionais".

Não achamos que este anúncio seja um primor de criatividade.
Não obstante, é um anúncio de novo tipo, que rompe com os já tradicionais apelos ao mercado/leitores dos 3 "grandes".
É um anúncio justo, porque nunca foi feita justiça a um dos melhores futebolistas da história do futebol português, Matateu.
É um anúncio "democrático" porque não apela directamente aos habituais 6 milhões, mais os que dizem que têm um número aproximado de adeptos, o que nos torna num país com o dobro dos habitantes apesar do Instituto Nacional de Estatística insistir, à décadas, em dizer que somos só 10 milhões.

Finalmente, este anúncio tem a virtude de lembrar a quem ama o Clube, algo que magoa porque demonstrativo do descaso com o que o clube tem sido "governado":
Ou seja, como é possível que as sucessivas direcções do clube nunca tenham tirado partido, das figuras/símbolo de maior relevo do Clube?
Ou dos equipamentos históricos (dêem uma olhada nas fotos da lateral do BI...)?
Ou da evolução do emblema ao longo de 90 anos, ou da falta de bibliografia oficial, etc, etc, fazendo "merchandising" com um mínimo de profissionalismo ?
O "mercado" é pequeno? olhem que não ! é que os belenenses têm a tradição da família, ou seja há um factor de multiplicação por cada belenense sócio ou não-sócio, por cada simpatizante.

PS: com outra "gente" a dirigir o Clube, há muito tempo que se tinha iniciado uma subscrição, entre os belenenses, de modo a erigir uma estátua, um busto, algo que fosse digno e perpetuasse a memória de Sebastião Lucas da Fonseca "o Matateu", tal qual foi feito relativamente ao Pepe.

1 comentário: