Belenenses-Sporting nas Salésias, em jogo para a «Taça de Honra» de Lisboa


"BELENENSES - SPORTING nas Salésias - Sidónio carrega lealmente e dificulta a acção de Sério. A bola escapa-se, mas o guarda-redes executará mais tarde a defesa.
Os guarda-redes estão expostos às cargas, e devem ser protegidos quanto possível !"
Capa da revista "Stadium" de 22 de Outubro de 1947


  1. Jesus Correia, levando a melhor em luta com Serafim, que ainda se vê junto dele, dispara o golpe certeiro. Feliciano, vendo o perigo, acorre lesto, mas já era tarde… A bola anichara-se nas redes, onde ele se agarra desesperadamente…Jesus Correia e Sidónio cantam vitória erguendo os braços !
  2. Sidónio joga a bola de cabaça para Albano; Feliciano e Figueiredo preparam-se para cortar o golpe !
  3. Uma fase curiosa junto das balisas de Belém ! O guardaredes, estendido na selva, procura ansiosamente agarrar a bola que está entre os pés dos belenenses - sem aparecer um pé sportinguista que a empurre !
  4. Um bom defesa procede desta maneira ! Azevedo, num mergulho, é protegido por Soeiro, Moreira está no chão, e F. Rocha vem ao lance !
  5. Azevedo blocou a bola com segurança, Soeiro, ocorre, e Narciso não perdeu de todo as esperanças…

Notas do Belenenses - Sporting:

  1. Dizem que o futebol é um desporto de inverno contra-indicado nos dias de calor. Mas no domingo passado jogou-se...
  2. Começa o desafio nas Salésias, e logo o extremo Albano chocou nos pés de Vasco e deu umas bizarras reviravoltas no ar. Soubemos depois que se tratava de um número de circo ensaiado pelos dois jogadores.
  3. Quando dois elementos, um alto e outro baixo, lutam contra o outro, vê-se com mais clareza o que falta ao mais baixo mas especialmente o que não tem o mais alto.
  4. A primeira fase das Salésias foi muito confusa ! Por isso não chegou a ver-se nada…
  5. Num lance próximo das balizas, quando dois belenenses perseguiam a bola, Azevedo defendeu sem hesitações a pontapé e a bola foi parar ao meio do campo. Prova-se, deste modo, que Azevedo sabe fazer uma coisa que os guarda-redes ingleses também sabem fazer…
  6. Um adepto belenenses de boa qualidade diz-nos antes de começar o encontro, que o extremo-direito Manuel Rocha era igual aos outros argentinos, isto é, tão bom como eles. Recolhemos pacificamente esta opinião. E não nos custa nada acreditar que haja lá pela Argentina jogadores tão bons como este argentino do Belenenses !
  7. A avançado-centro do Sporting alinhou Sidónio. Mas Peyroteo, o titular, também jogou. Numa das vezes que a bola saiu pela linha lateral aplicou uma cabeça certeira e à Lawton, de cima para baixo…Calculamos que semelhante intromissão não será fundamento protesto…
  8. Entre um homem chamado Feliciano e outro homem chamado Sidónio deram-se várias colisões…Qual dos dois ficaria mais amolgado? As opiniões dividem-se mas nós achamos que é difícil escolher !
  9. De repente, sucedem-se coisas espantosas no futebol português…Soeiro, o novato acabou com o mesmo fôlego com que começou; e também lá estava em campo um jogador chamado Moreira…
  10. Quando Jesus Correia tem a bola nos pés - a terra estremece…
  11. O Sporting teve uma sorte diabólica no passado domingo ! Jogou num campo e venceu em dois lados !

Sem comentários: