Uma Piscina no Estádio do Restelo

O conceituado dirigente do clube da Cruz de Cristo,
Albano Matos de Oliveira

Não é segredo para ninguém que, desde há muito, o C.F. «Os Belenenses» projecta construir uma piscina integrada no seu Estádio.
Depois de ter edificado o mais completo e atraente Estádio de Portugal, o C.F. «Os Belenenses» vai completar a sua obra com a construção de um recinto apropriado à prática do salutar desporto que se chama natação.
Estão pois de parabéns, não só o clube, como ainda a sua massa associativa, o público em geral e, muito particularmente, o homem que tomou a cargo a realização dessa iniciativa.
Trata-se do conhecido e dinâmico dirigente «azul» Albano Matos de Oliveira que sobre tão palpitante acontecimento quis ter a gentileza de, mais uma vez, colaborar com a Imprensa.
- Diga-nos, por favor, quais são as características da piscina e a sua localização?
- Pretendemos construir uma piscina com as dimensões e os requisitos necessários para nela se poderem efectuar todas as provas nacionais e internacionais da modalidade, o complemento enfim, do maravilhoso parque desportivo do Restelo. Sobre a sua localização, posso dizer-lhe que está prevista para o local limitado, em dois dos seus lados, pelo actual «bar» dos «courts» de ténis (a inaugurar dentro em breve) e por um dos topos do rinque de patinagem. Isto é, grosso modo, sensivelmente no local onde durante anos funcionou o velho tanque do Restelo.

A PRIMEIRA FASE CUSTARÁ CERCA DE 800 CONTOS

Porque numa obra desta natureza, custa bastante dinheiro, tentámos indagar ao nosso entrevistado qual o orçamento previsto.
- O custo total da obra, atingirá sem dúvida, uma verba que, por mais bem administrada que fosse, ultrapassaria as possibilidades mais optimistas do momento, importa, pois, executá-la por fazes.
A primeira fase, é a essencial, abrangerá a construção do tanque - compreendendo nesta modesta expressão bem portuguesa - toda uma piscina moderna, a funcionar, e á qual faltará somente, o conjunto arquitectónico das bancadas, aliás maravilhosamente previsto no anteprojecto inicial.
Com a curiosidade própria de todos aqueles que tem por missão informar o público, quisemos saber quando começavam as obras e qual o tempo provável da sua duração.
- Esperamos conseguir das autoridades superiores a necessária autorização para lançar um importante concurso, com o qual contamos poder fazer face aos encargos que constituirão os trabalhos da primeira fase da piscina. Só, pois, o andamento e êxito deste concurso determinará o inicio da construção. Posso, contudo, arriscar uma data: Maio de 1959.

GRANDIOSO CONCURSO PARA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Para finalizar esta reportagem, quisemos saber onde iria o Clube conseguir os fundos necessários ao empreendimento a que vai meter ombros.
Mais um cigarro que se acende, um momento de pausa e Albano Matos de Oliveira finaliza:
- Como já lhe disse, vamos organizar um grandioso concurso que, assim o esperamos, permitirá uma receita apreciável da ordem das centenas de contos, a qual contamos nos dê as bases necessárias para o inicio da obra. Não podemos, e não obstante o grande interesse da iniciativa, a projecção e propaganda que poderá trazer para o Clube, desviar dez centavos que seja, das actuais receitas, todas comprometidas, não só com a liquidação do Estádio, mas também com as despesas ordinárias de um clube como «Os Belenenses». Contamos, pois, com a boa vontade tradicional da nossa massa associativa, para apoiar este primeiro empreendimento a favor da piscina e dos que se lhe seguirem. Nada mais precisamos - assim o espero - para que a piscina do Restelo seja um facto !

Entrevista de Manuel Inês Soares a Albano Matos de Oliveira in "Sport Ilustrado" de 30 de Setembro de 1958.
Saiba mais sobre o encerramento da piscina olímpica e consequente extinção de várias modalidades náuticas, clicando aqui e aqui

Sem comentários: