Alfredo José Henriques Nascimento


"(...) Quando estava na tropa. colocado no Hospital militar de Tomar, fui médico do União.
O treinador era o Fernando Cabrita. Formavam a equipa com restos do Benfica, do Sporting e do FC Porto (*) e eu sentava-me no banco. Era o Nascimento, que tinha sido guarda-redes do Belenenses, o Calado, O Totoi, o Barnabé.

Eles estavam a jogar mal e o presidente dizia: dou mais quinhentos a cada um.
E o massagista, muito gordo, começava a correr pela linha lateral, com uma botija na mão, e gritava para o campo: mais quinhentos escudos, e eles começavam todos a correr mais depressa.(...)"

"(...) Eu olho com o mesmo respeito para um grande jogador de futebol como olho para um grande escritor. Para mim são artistas que encheram de alegria a minha vida: desde a infância. (...)"

António Lobo Antunes em entrevista a Vítor Serpa, 'A BOLA' 18.10.2008
(*) certamente por lapso, Lobo Antunes refere o FC Porto quando devia mencionar o Belenenses.

Sem comentários: