O treinador do Belenenses, Umberto Buchelli, com os seus «rapazes» na boca do túnel

Época 1953/54 - O treinador uruguaio Umberto Buchelli dá as últimas instruções a Serafim das Neves. Matateu, com uma lesão na clavícula e fumando o seu cigarrinho, José Dimas, António Feliciano, Francisco Pires e Fernando (Nini) são os primeiros a assomarem-se à saída do túnel que conduz ao relvado, do Estádio Nacional. 

9 comentários:

Anónimo disse...

O Matateu a fumar um cigarro ao pé dos companheiros é uma imagem brutal.

João Celorico disse...

Ora, se fossem só cigarros o vício dele. Então e as cervejinhas? Mas durou mais que muitos que dizem levar vida regrada, vá-se lá saber porquê!
Inesquecível!!!
Nesta foto, será que o Amaro, que até está à frente, não é digno de ser referido?

Não sou adepto do Belenenses, mas acompanho e acompanhei sempre o que se passa com outros clubes que não o "meu" Sporting.

Neste blog que admiro e dou os parabéns, permito-me fazer alguns comentários ao seu conteúdo. O primeiro é o de que gostaria de ver, principalmente nas fotos de equipa, que fossem identificados os componentes das mesmas. Ver uma foto dos campeões de basquetebol e não ler os nomes dos irmãos Brito, o Espada, o Franco, o Gatinho, o Roberto e outros, é frustrante. Saber do Rui Ramos e não indicar qual a especialidade dele, também não ajuda. Quando refere alguns atletas que também representaram outros emblemas, talvez fosse importante nomeá-los. Lembram-se do José da Costa. O "Zé da burra" que foi à Volta a Portugal em bicicleta?
O Caetano que pelo que leio está vivo e de boa saúde, penso eu, talvez se lembre de quando (aqui a minha memória talvez esteja um pouco trocada)jogou com fractura da mão. O Belenenses estava sem guarda redes (suponho que o Sério lesionado também) e veio o Martelo do Lusitano de Évora, porque já lá estava o Vital!

Melhores cumprimentos,
João Celorico

João Celorico disse...

As minhas desculpas, mas o "Amaro", afinal deve ser o Narciso! Será?

João Celorico

Belenenses Ilustrado - disse...

Transcrição de e-mail trocado entre o editor do BI e Joaquim Caetano a propósito do comentário de João Celorico

Caro amigo
Vamos lá ver se eu consigo explicar isto bem, já passaram muitos anos…
Realmente eu parti a mão aos 8 minutos do jogo contra o Porto, mesmo assim joguei o jogo todo. Isto já foi no fim do campeonato faltava um ou dois jogos para acabar o mesmo, e quem me substitui-o foi o Libânio, que foi júnior do Belenenses e já ia fazendo alguns jogos no 2º time e reserva. Não me lembro com o que se passaria com o Carmo Duarte.
No defeso o Belenenses foi jogar a Marrocos, estando eu e o Sério lesionados os guarda redes que foram com equipa, Délio guarda-redes de andebol do Belenenses e de futebol do Operário de Lisboa simultaneamente, cedido por empréstimo.
No princípio da época seguinte na apresentação da época de 1950/51, os guarda redes foram Sério e Carmo Duarte eu continuava com a mão engessada.
Como vê, o nome do Martelo nunca aparece.

Tudo se passou após o nosso regresso da Alemanha, primeiro jogo com o V. de Setúbal, segundo com o Porto.
Espero ter sido bastante esclarecedor.
Um abraço e sempre ao dispor

Joaquim Caetano

Belenenses Ilustrado - disse...

"Os Guarda redes que foram a Marrocos: Délio e Carmo Duarte" Joaquim Caetano

Belenenses Ilustrado - disse...

Prezado João Celorico.

Muito obrigado pelos seus comentários, os quais muito agradecemos.

A nós, também nos parece ser o Narciso. Na dúvida preferimos a omissão.

Antecipadamente gratos por nos continuar a visitar.

João Celorico disse...

Prezados senhores, muito me honra ter o prazer do vosso comentário e, ainda por cima vindo da 1ª pessoa, a quem eu saúdo e agradeço.
Claro que aquilo que eu aqui referi é também de memória, onde eu "tenho" ainda a página do jornal do Belenenses, desse tempo, onde, com foto, narrava esse episódio. Eu teria os meus 10 anos. Lembro do Joaquim Caetano, praticamente só dos bonecos da bola e desse tal jornal. Guarda-redes suplente, raramente é conhecido apesar de andar na luta, por vezes, durante vários anos. O Sério e depois o José Pereira, eram o obstáculo. O mesmo se pode dizer do Tormenta e o Evaristo (também do andebol de 11), no Sporting e do Polleri (também do andebol) no Benfica e que depois foi para a Académica, também sem grande hipótese.

Quanto ao Martelo e como também foi de memória que o disse, parece que era sina do Belenenses, de repente ficar sem guarda redes. Realmente foi já com o José Pereira e, já a época decorria, foi só até ao fim da época. São estas coisas que se vão baralhando um pouco, principalmente sendo relativas a outro clube.

Quanto à foto, achei estranho ser o jogo no Estádio Nacional e como gosto de identificar pessoas e locais e situá-los no tempo, parece-me ter chegado à conclusão que terá sido um dia "infeliz" para o Belenenses e ao contrário para o Sporting. A ser verdade, razão tem o Matateu para ir de semblante carregado. Ora, parece referir-se ao dia 20 de Junho de 1954, no jogo da 2ª mão da Taça de Portugal. O Belenenses tinha ganho a 1ª mão, no Lumiar, por 4-2 (o Matateu marcou 2 golos). Mas, infelizmente o Matateu ter-se-á lesionado. E na falta dele, o Sporting agradeceu e o impensável terá acontecido, ganhou 6-0!

O jogo no Estádio, talvez tenha sido devido à construção do Estádio do Restelo. Será?

Posto isto, reitero os meus cumprimentos e voltarei decerto.

João Celorico

Belenenses Ilustrado - disse...

O BI mais uma vez agradece a colaboração do amigo Caetano:


" (...) o jogador que está á esqª do Serafim é o Fernando (Nini) Foi Campeão nacional de júniores comigo (...)"
Um abraço do Caetano

LMLSilva disse...

Creio que este jogo não é aquele a que o amigo João Celorico se refere. Como muito bem disse, a 2ª mão das meias finais foi na data que indicou (com um desapontante 0-6 para o Belenenses). Ora nesta altura quem orientava a equipa era Benitez, uma vez que o Buchelli havia sido demitido na sequência do empate (2-2) com o Sp. da Covilhã em casa, no dia 2 de maio.
Julgo não estar a cometer nenhuma imprecisão.
Viva o Belenenses!
Saudações azuis.