Penúltima vitória do Belenenses contra Sporting para o campeonato como visitante não foi nem em Alvalade nem em 1955

O Belenenses vence o Sporting «fora» em jogo para o campeonato nacional e demora 62 anos (!) a repetir a vitória como visitante.
Lisboa, 26 de Dezembro de 1954. Jogo antecipado da 13ª jornada (última da 1ª volta), que seria disputada a 2 de Janeiro de 1955.
⚽Jogo no Estádio Nacional, com cerca de dois terços da lotação normal e com a arbitragem de Inocêncio Calabote, de Évora. As equipas alinharam:
⛹ Sporting - Carlos Gomes; Caldeira e Pacheco; János Hrotko, Passos e Juca; Hugo, Vasques, Martins, Travaços e Mendonça. Treinador: Joseph Szabo.
⛹ Belenenses - José Pereira; Pires e Serafim; Castela, Raúl Figueiredo e Vicente; Dimas, Di Pace, Matateu, Perez e Carlos Silva. Treinador: Fernando Riera 
⚽ Marcadores: 0-1, aos aos 54': Di Pace, junto da linha de cabeceira, centrou por alto a rasar a baliza do Sporting; Carlos Gomes ainda deu uma palmada na bola, modificando-lhe a trajectória, mas Matateu, colocado na sua rectaguarda, pôde aproveitar da melhor maneira este desvio e fez de cabeça o tento. ⚽1-1, aos 67': O Belenenses, sofreu um «canto» que Mendonça apontou rasteiro em direcção a Juca que instantaneamente aplicou um bom remate, de forma a colocar o resultado em 1-1. José Pereira, ainda chegou a segurar o esférico, mas quando este já tinha ultrapassado a linha fatal. ⚽ 1-2, aos 82': Dimas, correu perto da linha lateral e quando já se encontrava próximo da bandeirola de canto centrou, sem que qualquer dos adversários pudesse cortar a passagem da bola; então, Matateu, recolheu-a de cabeça, e assim lhe deu o caminho das redes, mas fazendo com que o esférico esbarrasse num dos postes. Matateu, ainda ele, apossou-se de novo da bola e aplicou-lhe o pé, para bater Carlos Gomes.
📘Inacreditavelmente, o Belenenses, só voltou a vencer o Sporting em jogos para o campeonato nacional, na condição de visitante, no passado domingo (7/5/2017). Jogo da 32ª jornada. 

Sem comentários: