Matateu chegou à Tapadinha e disse: «desejo, acima de tudo, mostrar que ainda valho alguma coisa.»

Matateu foi o primeiro jogador do Belenenses a ter automóvel. Doze anos depois da triunfante estreia com a camisola azul, com 36 anos de idade, o treinador Fernando Vaz pôs em causa a sua utilidade.
O mal-estar instalou-se no Restelo, ainda com mais acuidade a partir de um artigo publicado no Jornal do Belenenses pelo combativo Acácio Rosa. Em 18 de Setembro a Direcção afirmou que pensava em Matateu para o cargo de preparador da escola de jogadores, permitindo-lhe continuar inscrito como jogador nas condições semelhantes às dos colegas de equipa: 12.500 escudos de luvas e ordenado mensal de 4 mil.
A solução era apenas um artifício, pois o técnico, baseado no parecer dos Serviços Clínicos, entendia que Matateu não tinha condições fisiológicas para representar o Belenenses.
Matateu jogou na reserva e foi dos poucos elementos do plantel que não foram chamados a uma única prova na categoria de honra. Nesta altura Acácio Rosa afirmou, ironicamente, que a Direcção do clube não receava que Matateu mostrasse decadência mas provasse que não estava decadente.
A questão terminou com deploráveis resultados para o treinador. Os associados interromperam o treino, forçando a convocação de uma Assembleia Geral. Marcada ficou para 3 de Março de 1964, mas a falta de condições levou ao seu adiamento e transferência para o Pavilhão dos Desportos. Os associados consideraram Fernando Vaz «alérgico ao Belenenses» e manifestaram alegria pela sua saída, tendo sido substituído por Angel Zubieta.
Mas a verdade é que Matateu, em 14 de Dezembro daquele mesmo ano, ingressou no Atlético, aceitando o convite que os alcantarenses lhe tinham feito. Chegou à Tapadinha e disse: «Estive muito tempo inactivo, desejo, acima de tudo, mostrar que ainda valho alguma coisa.» Com José Águas como treinador e José Henrique, esse mesmo, o Zé Gato do Benfica, ainda se sagrou campeão nacional da II Divisão.
In " 100 figuras do futebol português" Ed. "A BOLA"

Sem comentários: