25 anos de publicidade nas camisolas do Belenenses

Foi no dia 26 de Fevereiro de 1984, num jogo contra o Barreirense (0-0), a contar para a 19º jornada do campeonato nacional de futebol da 2ª divisão, que a equipa de honra d'os Belenenses usou pela primeira vez publicidade nas camisolas do emblema da Cruz de Cristo, tendo como patrocinador a Lubritex.

Escusado será referir que os dirigentes de turno anunciaram o facto com pompa e circunstância, não esquecendo de mencionar que, o clube dos Rapazes da Praia, tinha chegado aos tempos modernos.

Sedosos por reerguer o clube, após uma passagem traumática pela 2ª divisão, os dedicados Belenenses aceitaram esta inevitabilidade, que lhe foi vendida como uma panaceia que ajudaria a resolver os problemas do Clube.
Naturalmente, os de tesouraria ou da compra de mais um jogador. Os estruturais, nunca.
Esses persistem.

Admiramos e até invejamos o Barcelona. Muito. Um Clube que tem associados e dirigentes que falam alto e bom som que "Nenhum dinheiro do mundo sujará o manto sagrado do nosso FC Barcelona!", e que num acto de altruísmo decidem durante uma época estampar no "manto sagrado" publicidade à UNICEF, merece o nosso respeito e acima de tudo faz-nos meditar: afinal um Clube é mais que uma paixão, é uma forma de estar e de ser na sociedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog

Agradecia a seguinte informação (caso seja possível):

Falaram-me de um Alfredo que terá jogado no Beira Mar e no Belenenses (finais de 60 / inicío de 70) e que possivelmente será natural de Albergaria. Alguém confirma e/ou tem alguma informação sobre esse jogador.

Ou o Capela foi o único albergariense a jogar em Belém.

Também sei que houve um Angeja, mas esse poderá não ser natural do concelho de Albergaria-a-Velha (apesar de ser a terra do Capela)

Obrigado

OF

oscarfrnnds@yahoo.com

Belenenses Ilustrado - disse...

Bom dia.
Informo o amigo que estamos a indagar a naturalidade do Angeja, porque relativamente ao Alfredo sabemos que nasceu em Lisboa.
Logo que tenhamos informação credivel informaremos.
Com os melhores cumprimentos,
O editor do BI