Carlos Silva: Uma vida dedicada ao desporto e à grandeza do Belenenses

CARLOS FRANCISCO DOS SANTOS SILVA, nasceu em 9 de Abril de 1934, no bairro lisboeta da Graça. Interessou-se pelo desporto logo nos tempos do liceu - no antigo Liceu Gil Vicente, em Lisboa - onde chegou a experimentar o futebol e o voleibol, mas inicialmente foi no andebol de onze que conseguiu o maior destaque, vindo a competir pelo Sport Lisboa e Benfica.
No entanto, sendo filho de Belenenses e ele próprio sócio e adepto fervoroso, o seu maior sonho era representar o seu clube predilecto. Tal aconteceu aos 15 anos, quando começou a participar em várias provas de atletismo, evidenciando desde logo aptidão física invulgar.
Pouco tempo depois, por sua iniciativa - embora timidamente - pediu para treinar nas equipas de futebol, onde captou a atenção de Augusto Silva e Rodolfo Faroleiro, antigos jogadores de primeiro nível e técnicos consagrados.
Foi o último que, no final da época de 1950/51, se encarregou de ministrar a sua primeira formação específica para o futebol (como que lapidando um “diamante” em bruto).
Na época de 1951/52, Carlos Silva passou a alinhar na equipa B de juniores, no lugar de avançado centro (marcando bastantes golos, hábito que manteria para o futuro, mesmo jogando noutras posições).
Não tardou para que fosse, na mesma época, elevado à equipa A de juniores.
Na época seguinte (1952/53) conseguiu os primeiros sucessos, já como médio-avançado: foi finalista do Campeonato de Portugal e campeão de Lisboa.
A sua evolução como jogador era notável.
Na época de 1953/54 alinhou já pelas equipas de Aspirantes e de Reservas, aproximando-se cada vez mais da equipa principal - pela qual alinhou pela primeira vez na época de 1954/55.
E conseguiu afirmar-se, ao lado de grandes lendas do nosso futebol como Matateu, Vicente, Di Pace, Serafim, José Pereira, Perez, Dimas ou Pires, para além de outros “tesouros” da formação Belenense como Raúl Figueiredo (que nessa altura substituiria o campeão nacional Serafim como capitão de equipa), Moreira, Tito, Angeja ou Inácio...(...)"


In Jornal "OS BELENENSES" edição de Fevereiro de 2007.

Sem comentários: