José Cardoso Pinto de Queiroz, "Zecas"

"Zecas" ladeado por Feliciano e Sério

Na qualidade exibicional da equipa Campeã há, para além da excepcional qualidade técnica e artística dos seus componentes, algo que "revolucionaria", à época, o futebol português e que inclusive iniciaria a discussão sobre a necessidade de profissionalizar o futebol: a qualidade e intensidade da preparação física das equipas.
De facto, a preparação física, de um novo tipo - muito mais que uma simples ginástica que era até então ministrada de uma forma incipiente - foi algo de novo no futebol português.
A inovação, de que o Belenenses foi percursor, e que teve Augusto Silva como responsável, veio pela "mão" dos conhecimentos técnicos de "Zecas", o «professor de ginástica", como então se dizia.
Em entrevista que António Feliciano deu à revista Flama, em Dezembro de 1945, fica patente a satisfação e reconhecimento, dos jogadores, por esse valor acrescentado: «Penso ser a ginástica uma das causas fundamentais dos resultados que temos obtido.
O nosso professor de ginástica, José Queiroz, tem sabido tirar muito rendimento de que somos capazes, e certamente no futuro faremos melhor, se os outros clubes não olharem a sério para a preparação física dos seus jogadores, quer proporcionando-lhes boas condições para o fazer, quer incutindo-lhes no espírito as vantagens incalculáveis da ginástica bem orientada».
Clique aqui para ler a entrevista na integra.

Documentos, de relevo para a historia do Belenenses, cedidos pelo Amigo do BI no Facebook, Augusto Cardoso.

Sem comentários: