Os Belenenses - Sporting Club de Portugal: um error que debemos rectificar

Fué el equipo de Os Belenenses el que eliminó al Sporting Club de Portugal por 6-0, en el primer encuentro, y por 9-0 en el segundo, en partidos de campeonato.
Páginas Deportivas, ABC de Sevilla, 2 de junio de 1932
"- Foram resultados absolutamente anormais. Da primeira vez, uma tarde feliz permitiu ao Belenenses alcançar 6-0 e no domingo seguinte foi o «favor» desse resultado por 9-0. Os jogadores do Sporting devem ter entrado no terreno, lembrando-se demasiadamente do insucesso anterior e… também dessa vez tudo começou a correr bem para o Belenenses, claro, que depois, a desorientação deles ditou o resto." Augusto Silva, aqui.

4 comentários:

MM disse...

Caro 'Belenenses Ilustrado',

A rectificação está feita. Foi feita pelo seu comentário que passa assim a fazer parte do «post». Obrigado pelo reparo e gentileza de ter-nos não só alertado para o erro como pelo conteúdo da emenda que nos trouxe.

Devo dizer que o erro foi exclusivamente meu; não foi sugerido pela imprensa: quando li naquele dia a notícia do falecimento de Artur Quaresma imediatamente presumi tratar-se do tio de Ricardo Quaresma: só conhecia um Quaresma para além do Ricardo, não fazendo a mais pequena ideia que existiram não só 2, como foram ambos jogadores d' "os Belenenses".

Deixo-lhe um abraço, um obrigado, e muitos parabéns por uma página de qualidade tão acima e diferente daquilo que por norma encontro na blogoesfera ou na net.

ps,
Encontrei o seu blogue a partir da barra lateral deste.

MM disse...

Já agora,
Ao ler o seu comentário quando mencionou "Alfredo" apercebi-me imediatamente do erro. O nome despertou luzes. Alfredo de facto, não Artur (recordo uma entrevista que deu em 2001 a um jornal desportivo com relação à época de estreia do sobrinho no Sporting).

João Celorico disse...

Estranhíssimos estes resultados! Não porque não pudessem acontecer, pois goleadas, naqueles tempos era coisa que abundava. No entanto, o Sporting tinha ficado em 2º no Campeonato de Lisboa. Tinham empatado 2-2 na 1ª volta e na 2ª volta (último jogo) o Sporting teve falta de comparência (?) e depois, logo de seguida as 2 derrotas, 6-0 e 9-0. Convenhamos que, entre o 1º e o 2º classificado, é estranho, no mínimo. O que terá acontecido?

Saudações desportivas,
João Celorico

Belenenses Ilustrado - disse...

Prezado João Celorico, clicando neste link

http://belenensesilustrado.blogspot.pt/2011/12/nao-cheguei-jogar-contra-o-sporting-na.html#links

talvez encontre resposta para as suas dúvidas através do depoimento de um dos protagonistas: Augusto Silva.

Melhores cumprimentos