José Maria de Carvalho Pedroto

"Em 1928 - ano em que o futebol português se encheu de glória nos jogos olímpicos de Amesterdão - nascia em Lamego: José Maria de Carvalho Pedroto.
Foi para o Porto com 7 anos de idade, mas já com o vicio do futebol metido no corpo.
Muito miúdo ainda aparecia pelo campo da Constituição para assistir aos treinos dos ases.
Nasceu aí a sua admiração especial pelo famoso Pinga, tipo de jogador que viria a copiar, sem deixar mal o inspirador.
O austríaco Akas Tezier, que treinava então o F.C. do Porto, reparou no miúdo, achou-lhe graça e dava-lhe a bola. O "mal" ganhou raízes.
Entretanto, Pedroto passou a frequentar o liceu e jogava nos intervalos das aulas. Aos 16 anos, treinou no campo do Leixões, quiseram logo incluí-lo nos juniores, mas, teve de esperar pela idade.
Fez então duas épocas nos juniores, mas, com 18 anos, estava já na primeira categoria do Leixões, onde permaneceu durante três épocas. João Guia foi o seu primeiro treinador.
A vida militar levou-o para Tavira, pois o seu 5º ano liceal permitiu-lhe frequentar o curso de milicianos.
Foi uma "sorte grande" para o Lusitano de Vila Real de Santo António, que estava então na 1ª divisão. Vimos Pedroto jogar, a interior direito, na 1ª jornada do Nacional de 1949-50 e escrevemos então num jornal da tarde:
- Pedroto (ex-Leixões) deve ter sido uma excelente aquisição. Notámos-lhe bom sentido de jogo e ligeireza.
Depressa ganhou popularidade no Algarve e renome em toda a parte, de tal modo que foi disputadíssimo quando saiu do Lusitano.
Belenenses, Sporting e F.C. do Porto encarniçaram-se ao desafio e acabaram os "azuis" por levar a melhor. Agora, não havia dúvidas sobre a excelência.
Está há duas épocas nos Belenenses, onde tem feito, como se esperava, brilhante carreira.
No ano passado, esteve a um passo da selecção nacional e tudo leva a crer que lá chegará...
Repare-se: quando estava no Leixões, foi seleccionado para o Porto-Aveiro; no Lusitano, foi escolhido para o Algarve-Andaluzia; agora, depois de representar uma cidade e uma província, só lhe falta representar o país.
Na época passada, como dissemos, esteve quase...Fez brilhante temporada no lugar de médio direito e seguiu como suplente de Canário com a equipa nacional que participou no Festival Britânico.
Esperava-se que alinhasse contra o País de Gales ou contra a Inglaterra. Porém, não sucedeu assim...Mas Pedroto, jovem e inteligente, é daqueles que podem esperar sem pressas de maior. Tem o futuro nas mãos." C.A.P. (Carlos Alberto da Silva Pinhão)

Sem comentários: