Matateu, um dos símbolos maiores do Clube de Futebol “Os Belenenses” é a personagem central daquele que é, seguramente, um dos mais belos registos fotográficos do desporto português.
Da autoria de um fotógrafo amador e datada de meados dos anos 50, tem como cenário de fundo a majestosa silhueta da Serra da Estrela. Este instantâneo, foi capturado durante uma partida entre a equipa local, Sporting da Covilhã, e o Belém.
Uma cuidada observação deixa-nos maravilhados com tanta beleza porque é mais que uma foto de desporto ou, observada sob o ponto de vista filosófico, uma foto de “o homem/atleta e a natureza”: Seja pela plasticidade que a atitude atlética e acrobática de Sebastião Lucas da Fonseca, vulgo Matateu, revela com todo o fulgor, e simultaneamente como que pedindo meças à estatuária grega assume uma harmonia corporal e estética na linhagem dos Deuses do Olimpo.
Porém, e por uma primeira vez, em tons de ébano ao invés da secular predominante cor marmóreo. Seja, também, pela concentração expressa num olhar sereno mas arguto, punhos cerrados que é o sinal exterior dos lutadores, energia a rodo e invulgar tensão muscular. É como se por um momento tudo tivesse ficado em levitação e esta por sua vez nos encaminhasse para a eternidade das imagens belas e felizes.
Pela posição côncava do pé esquerdo, sabemos que a bola já foi lançada como se fosse um míssil em rampa de lançamento. Imagina-se, que após tão formidável chuto, que certamente alcançou o desejado objectivo, terá havido um imenso bruá de espanto, por parte da plateia que assistiu a esse momento mágico, único e irrepetível, seguido de uma explosão de alegria e admiração: Gooooloooo !!! Golo de Matateu !!! Golo do Belenenses. Matateu rima com Belenenses. Sempre assim foi, sempre assim será. Eis, pois, uma das mais belas fotos do futebol português: um retrato a preto e branco, que tem afinal a cor que os Belenenses não permitirão nunca que desbotoe: O Azul do Belém de Matateu.
- Foto datada de 1 de Outubro de 1961 de autor desconhecido, captada durante o jogo entre o Sporting da Covilhã e o Belenenses (1-1) - 2ª jornada do campeonato nacional
- Belenenses, alinhou com: José Pereira; Pires e Rosendo; Vicente, Alfredo e Cordeiro; Yaúca, Carvalho, Matateu, Salvador e Estêvão.
- Sporting da Covilhã: Rita; Lourenço e Couceiro; Patinho, Carlos Alberto e Lãzinha; Manteigueiro, Chaco, Adventino, Martinho e Palmeiro Antunes
- Árbitro: Curinha de Sousa, de Portalegre
- Marcadores: Chacho, aos 70' e Yaúca aos 83'
- Texto da autoria da sócia 6713
1 comentário:
Uma das mais belas fotos do futebol mundial à época!... Matateu era um 'eleito' no contexto dos anos 50.
Abraços Azuis!...
Enviar um comentário