José Afonso Moreira Ferreira
Conceição do Castelo - ES (BR), 07/11/1971
Jogou no Belenenses na época 2001/02
Caricatura de autor não identificado
Mário Coelho, chegou ao Belenenses em 1943/44 e saiu em 1947/48, período no qual, para além do título nacional, ganhou dois Campeonatos de Lisboa.
Era um extremo direito com enorme talento e na época de ouro do clube, 1945/46, participou em nove partidas, marcando quatro golos.
Acabou a carreira, como federado, no Estoril.
Entre 1972 e 1974 fez parte da direcção do Belenenses, presidida por Baptista da Silva.
Agora que se fala, finalmente, na construção de uma piscina no Estádio do Restelo para o Belenenses, o assunto não podia passar em claro nesta conversa com o antigo nadador do clube de Belém.
- Enche-me de alegria ver o Belenenses finalmente, com uma piscina, mas... cuidado com uma coisa. Permito-me chamar a atenção para os gastos de manutenção com o balão insuflável no ar, na cobertura da piscina de 50 metros. É um encargo muito elevado, que só poderá ser suportado se a piscina tiver muita frequência e, consequentemente, grande rendibilidade.
Aqui fica o aviso, na hora certa, do sócio e antigo nadador do Belenenses, José de Freitas (...)
"Foi descoberto por Belmiro Reis e o seu lema era correr, ser campeão, bater recordes...tudo pelo seu Belenenses. Deteve simultâneamente dois máximos ibéricos e sete nacionais"
➤Um jogo para a história: 1ª jornada do campeonato de Lisboa. Assistência regular. Actuou como árbitro, o sr. António Rodrigues dos Santos. Os grupos apresentaram estas formações:
⛹Belenenses - Capela; Vasco e Feliciano; Mariano Amaro, Gomes e Serafim; Armando, Quaresma, Andrade, José Pedro e Rafael.
Treinador: Augusto Silva.
⛹C. Oriental L. - Fernando (ex-Fósforos); Rocha (ex-Marvilense) e Morais (ex-Fósforos); Izidoro (ex-Fósforos), França (ex-Chelas) e Carlos Costa (ex-Fósforos); Rosado (ex-Fósforos), Leitão (ex-Fósforos), Augusto (ex-Chelas), Mário Vicente (ex-Marvilense) e Moura (ex-Marvilense).
Treinador: Gustavo Teixeira.
⚽Marcadores: 1-0, aos 27' por Rafael; 1-1, aos 32' por França; 2-1, aos 50' por Armando. Resultado final: Belenenses, 2 - Clube Oriental de Lisboa, 1
Neckarstadion (Estugarda), 16 de Outubro de 1985 - República Federal Alemã, 0 - Portugal, 1 (marcador: Carlos Manuel).
De pé: Venâncio (SCP), José António (CFB), Inácio (FCP), Mário Jorge (SCP), João Pinto (FCP), Frederico (BFC).
Agachados: Bento (SLB), Fernando Gomes (FCP), Jaime Pacheco (SCP), Veloso (SLB) e Carlos Manuel (SLB).
Época 1962/63 - na foto, da esquerda para a direita: 'Manel Careca' ou 'Manel do Campo', Manuel Rodrigues, Estêvão, Mário Paz, José Pereira, Vicente Lucas, Fernando Peres e Castro.